Saiba tudo sobre a maca peruana e como ela funciona

OUTROS NOMES: Ayak Chichira, Ayuk Willku, Ginseng Andin, Ginseng Péruvien, Lepidium meyenii, Lepidium peruvianum, Maca Maca, Maca Péruvien, Maino, Maka, Ginseng peruano, maca peruana.

A maca peruana é uma planta que cresce no centro do Peru, nos planaltos da Cordilheira dos Andes. Foi cultivada principalmente como uma cultura vegetal nesta área há pelo menos 3000 anos. Maca é um parente do rabanete e possui um odor semelhante ao caramelo e sua raiz é usada para fazer remédios.

As pessoas tomam a maca peruana por via oral para anemia, melhorando a fertilidade, disfunção sexual e outras condições, mas não há boas evidências científicas para apoiar esses usos.

Já nos alimentos, essa raiz é consumida assada ou cozida, preparada como uma sopa e usada para fazer uma bebida fermentada chamada maca chicha. Na agricultura, é usada para aumentar a fertilidade no gado.

Como funciona?

A raiz da maca peruana contém muitos nutrientes, incluindo ácidos graxos e aminoácidos. No entanto, não há informações suficientes para saber como ela pode funcionar.

Usos e eficácia

Disfunção sexual induzida por antidepressivos

Pesquisas anteriores sugerem que tomar maca peruana duas vezes ao dia por 12 semanas, de fato, melhora ligeiramente a disfunção sexual em mulheres que tomam antidepressivos.

Infertilidade masculina

Pesquisas anteriores mostram que tomar um produto específico de maca peruana diariamente por 4 meses pode, de fato, aumentar a contagem de sêmen e esperma em homens saudáveis. Mas não está claro se isso resulta em melhoria da fertilidade.

Problemas de saúde após a menopausa

Pesquisas anteriores mostram que tomar maca peruana em pó diariamente por 6 semanas melhora ligeiramente a depressão e a ansiedade em mulheres na pós-menopausa. Também pode melhorar problemas sexuais. Mas esses benefícios são muito pequenos.

Benefícios

Aumento do desejo sexual em pessoas saudáveis

Pesquisas anteriores mostram que tomar diariamente um produto específico de maca peruana por 12 semanas pode, de fato, aumentar o desejo sexual em homens saudáveis.

  • Anemia,
  • Leucemia,
  • Síndrome da fadiga crônica (SFC),
  • Melhorar a energia e o desempenho atlético,
  • Melhorando a memória,
  • Depressão,
  • Desequilíbrio hormonal feminino,
  • Problemas menstruais,
  • Sintomas da menopausa,
  • Osteoporose,
  • Câncer de estômago,
  • Tuberculose,
  • Impulsionar o sistema imunológico,
  • HIV/AIDS,
  • Outras condições.

São necessárias mais evidências para avaliar a eficácia da maca peruana para esses usos.

Efeitos colaterais e segurança

Quando tomado por via oral: a maca peruana é provavelmente segura para a maioria das pessoas quando ingerida em quantidades encontradas nos alimentos.

A maca peruana é possivelmente segura quando administrada por via oral em grandes quantidades como medicamento, a curto prazo. Doses de até 3 gramas por dia parecem seguras quando tomadas por até 4 meses.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e aleitamento: Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de ingerir esse pó se estiver grávida ou amamentando. Fique do lado seguro e evite o uso.

Condições sensíveis aos hormônios, como câncer de mama, câncer uterino, câncer de ovário, endometriose ou miomas uterinos: extratos da maca podem agir como estrogênio, contudo, se você tiver qualquer condição que possa piorar a exposição ao estrogênio, não use esses extratos.

Dosagem

A dose apropriada de maca peruana depende, primordialmente, de vários fatores, como idade, saúde do usuário e várias outras condições.

No entanto, não há informações científicas suficientes para determinar uma faixa apropriada de doses para a maca (em crianças e adultos). Entretanto, lembre-se de que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes.

Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte seu farmacêutico, médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

One thought on “Saiba tudo sobre a maca peruana e como ela funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *