Como parar de fumar? É possível parar de fumar?

Como parar de fumar? Que fumar faz mal e o cigarro têm mais de 4700 substâncias tóxicas para o nosso organismo, além disso causa dependência química. Entretanto muitas pessoas são viciadas devido um incentivo publicitário no passado e ainda tem algumas pessoas que acabam experimentando. 

Ai você se pergunta, é possível parar de fumar? É possível sim, mas infelizmente o começo de libertação do vício é difícil e é onde as pessoas costumam desistir.  A psicóloga Vera Borges, da Divisão de Controle de Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), explica que a dependência no organismo e sintomas desconfortáveis de abstinência, como nervosismo, ansiedade, bem como, o ganho de peso. São os principais fatores para muitos desistirem.

Por isso é importante lembrar que são muitos benefícios e que eles serão para sempre, diferente dos malefícios da abstinência que dura cerca de 1 mês. A Vera propõe que “Experimentem um ou dois dias sem fumar e vejam os benefícios imediatos terá. Contudo se pensar em como isso irá melhorar na vida de modo mais amplo, vai ter a noção dos benefícios que parar de fumar tem”. “Sugiro as pessoas experimentem essa liberdade de viver sem fumar”, acrescenta à psicóloga. 

Então parar de fumar é possível e você deve buscar essa liberdade de viver sem o cigarro, mas como? Contudo existem diversos métodos e tratamentos para quem quer largar o vicio. O SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo, tem um programa para quem quer parar de fumar

O tratamento do SUS é através de métodos que vão desde o aconselhamento até o uso de medicamentos para parar de fumar. Terão acesso a informações, reuniões de apoio, consultas para acompanhamento da saúde, bem como acompanhamento psicológico, se necessário o uso de remédio para parar de fumar.

Medicamentos

Existem diversos recursos para quem quer parar de fumar e uma delas é o uso de medicamentos, mas os principais são remédios são aqueles sem a nicotina, pois realmente tratam do problema.

Conheçam alguns desses medicamentos:

Bupropiom

O bupropiom um antidepressivo que ajudará no combate aos efeitos de depressão, bem como ansiedade causados pela abstinência. 

Vareniclina

A vareniclina foi desenvolvida para produzir efeitos semelhantes à nicotina, ajudando a suprir a falta da nicotina, bem como diminuindo os sintomas de abstinência. 

Nortriptilina

A nortriptilina é outro antidepressivo que irá ajudar no combate dos efeitos de stress da abstinência.

Como todo remédio do tipo tem efeitos colaterais, assim sendo o ideal é sempre buscar por medicamentos sem nicotina e de preferência os naturais com Magnésio e vitaminas B.

Lembre-se que todo medicamento deve vir com uma indicação médica. Assim sendo o mais importante para quem quer parar de fumar é a dedicação e vontade de parar de fumar. Busque também fazer atividade física e uma alimentação saudável ajudar ainda mais na melhora saúde.

6 thoughts on “Como parar de fumar? É possível parar de fumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *